Os analistas nunca conseguiram prever de fato o que aconteceria e que profundidade teria. Quem diria que tantos ditadores e o mundo, veriam o povo gritar: #CHEGA! Queremos LIBERDADE.
São os #LevantesPopulares, gritando o sufoco de anos que passam em mãos da ditadura. Temos hoje os povos árabes fazendo voltar 1848, quando os trabalhadores começaram a dizer não, lutando pela efetivação dos seus direitos. Só #Lutando, é possível #QuebrarPedras&PlantarFlores, plantar um novo caminho, um caminho com liberdade e paz para a classe trabalhadora. De alguma maneira, ou de qualquer maneira, a #primavera insiste em nascer para aqueles que, durante anos, conviveram com um governo ditador, corrupto e assassino. E ela nascerá. Se feia ou bonita, depende apenas do #povo.
E como disse #CheGuevara, "Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais poderão deter a primavera." Por isso escolhemos esse nome, em homenagem aos homens e as mulheres que ousam #lutar, ousam construir seu destino.
O que é CA?
O centro acadêmico – CA – é a #EntidadeDeBase e de representação dos estudantes do curso. A gestão eleita acompanha de perto o dia a dia dos estudantes junto a departamento, coordenação, DCE, etc., discutindo problemas referentes ao curso e à universidade, lutando por mudanças e melhorias, entendendo que o diálogo com essas instâncias é indispensável. A principal função do CA é #FortalecerOMovimentoEstudantil, através de cursos, palestras, oficinas, rodas de conversa, atividades político – culturais. Acreditamos que é possível tornar cada vez mais #Democrático esse espaço que é para tod@s.
Historicamente o #MovimenoEstudantil contribui na defesa de uma universidade pública, gratuita, laica, crítica e de qualidade. É um movimento social que está em constante mudança, construção e amadurecimento sendo ontológico a ele a luta por uma sociedade cada vez mais democrática, igualitária, fraterna e justa e nesse sentido esperamos estar sempre junt@s. Precisamos está pront@s prática e teoricamente para a nossa atuação, sendo fundamental a formação de estudantes críticos, que questionem a ordem posta e que lutem por uma educação de qualidade, por uma #UniversidadePopular, do e para o povo!
Acreditamos num CA livre, democrático, coletivo e aberto para #Tod@s estudantes, na mudança que pode ser difícil e demorada, mas que com certeza virá!
O que propomos...
Nossas propostas são baseadas nos seis eixos da ENESSO[1] – Conjuntura, Movimento Estudantil, Universidade, Formação Profissional, Cultura e Opressões.
# ATIVIDADES ACADÊMICAS
# ARTICULAÇÃO E CULTURA
Fortalecer a articulação com o DCE[3], Departamento, Coordenação, CCHLA, LEPS[4], com outros cursos, com a pós-graduação e com os #MovimentosSociais. Queremos promover #CalouradasCulturais que proporcionem a exposição da cultura regional e um ambiente para integração estudantil. Entendemos que é de extrema importância o fortalecimento da #base, mas afinal, quem é a base? A base somos tod@s nós, que construímos o #MovimentoEstudantil. Para uma maior articulação propomos a realização de #Assembléias e tomaremos decisões coletivas, consultando tod@s.
# ENCONTROS ESTUDANTIS
Atualização constante do #Blog e #RedesSociais. Queremos elaborar um #BoletimInformativoImpresso pelo fato de nem tod@s alun@s terem acesso a internet. Daremos #PlantõesNoCA nos dois turnos, objetivando alcançar tod@s.
# ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO
Você sabe quantos bolsistas existem hoje na UFPB? São 700 bolsas para 30 mil estudantes, por isso, pretendemos lutar pela ampliação desses números, para que possamos ter de fato, uma #UniversidadePública, para tod@s! E quanto a #Artigos, você já publicou um? Sabe do que se trata? Entende a importância e diferença que isso faz no seu currículo? Pretendemos, também, realizar uma semana de Serviço Social com o objetivo de publicação destes artigos. Entendemos que a Universidade para ser pública de fato deve garantir o ensino-pesquisa- a tod@s, possibilitando o acesso de tod@s a tais meios, essenciais a nossa formação!
# FORMAÇÃO POLÍTICA e PROFISSIONAL
“Ou os estudantes se identificam com o destino de seu povo, com ele sofrendo a mesma luta, ou se dissociam dele, e neste caso serão aliados daqueles que exploram o povo”
Florestan Fernandes
#CoordenaçãoGeral
Aline (5°P), Ana Paula (2°P) e Lívio (1°P)
#CoordenaçãodeFormaçãoProfissional
Amanda (4ºP), Daniela (2°P), Patrícia (3°P) e Rayanne (1°P)
#CoordenaçãodeCultura&Imprensa
Dyelly (2°P), Shellen (5°P) e Tuíra (2°P)
#CoordenaçãodeFinanças
[1] EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL
[2] CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, UFPB.
[3] DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES
[4] LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM SERVIÇO SOCIAL
[5] ENCONTRO LOCAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL
[6] ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL
[7] ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL
[8] CONSELHO REGIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL
[9] CONSELHO NACIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL
[10] SEMINÁRIO REGIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E MOVIMENTO ESTUDANTIL EM SERVIÇO SOCIAL
[11] SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E MOVIMENTO ESTUDANTIL EM SERVIÇO SOCIAL